Procon da Câmara realiza 32 atendimentos em junho
O órgão divulgou seu relatório de atendimentos. As demandas compreendem o período entre 1° e 30 de junho de 2025.
Publicado em 04/07/2025 08:57

Gerente Ana Paula Silveira e Consultor Jurídico Renato Roberto Alves, profissionais responsáveis pelo PROCON da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo.
O Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo segue auxiliando a população do município. O órgão realizou no mês de junho, 32 atendimentos, ofertados pelos profissionais da Sede do Legislativo Municipal. Dentre as demandas atendidas, houve a realização de uma audiência de conciliação, resultando em acordo entre as partes. Das 32 solicitações, 20 delas foram resolvidas mediante contato telefônico ou envio de e-mail com os consumidores recebendo orientação. 12 atendimentos se encontram em situação pendente, aguardando retorno das reclamadas.
Permanecem em aberto, 5 demandas do mês de maio, 6 demandas do mês de abril, 4 referentes a março e 2 referentes a fevereiro. As demandas não solucionadas aguardam manifestação por parte das empresas reclamadas.
Diferentemente do mês anterior, a demanda mais requisitada foi relacionada a cobranças indevidas ou desconhecidas, superando os atendimentos para descontos no INSS. Confira no gráfico a seguir:

Dentre as cobranças indevidas, a totalidade partiu de bancos e associações. 6 demandas foram resolvidas, enquanto 5 aguardam retorno das reclamadas.
Em relação as demandas de descontos no INSS, foi realizada uma orientação em relação aos descontos, além de 5 verificações de desconto e solicitação de análise. 3 demandas foram solucionadas, enquanto 3 aguardam retorno das reclamadas.
Quanto a devolução, troca ou cancelamento de produto ou serviço, 2 situações foram resolvidas e 3 seguem aguardando retorno das reclamadas.
Dos atendimentos para orientações, esclarecimentos de dúvidas e análise de documentação, 4 tiveram resolução, com uma delas ainda se encontrando pendente.
Todas as tratativas foram resolvidas para consulta de situação de CPF; consulta para golpes; e problemas com plano de internet.
As atividades do Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo tiveram início no ano de 2013, em uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com atendimentos no formato online. Desde 2017, o Procon de nossa instituição ganhou vida própria, com espaço físico e atuação independente, com o Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor, Procon na Câmara de São Gonçalo. Desde então, incontáveis casos foram solucionados pelos nossos profissionais.
por Comunicação