Câmara aprova Tarifa Zero nos ônibus de SGRA

SGRA 17/11/2023 (Ascom) – A Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo deu aval para zerar a cobrança no transporte público coletivo e votou uma série de projetos na reunião ordinária dessa quinta-feira (16). A gratuidade da passagem para os usuários do Sistema Municipal de Transporte Coletivo acata pedido dos vereadores Diego Ribeiro (PDT), Marlon Túlio (PL), Eloisio Raimundo (Lulu-PDT), Juninho de Edirlei (PDT), Fábio Sassá (PSB) e Gladston de Castro (PDT).

O objetivo dos parlamentares é garantir à população acesso ao transporte, principalmente dos moradores das comunidades rurais. “Além de facilitar o acesso ao Centro e todo o município, ajuda também na igualdade de oportunidades para os empregos disponíveis em São Gonçalo”, afirma o Presidente da Câmara, vereador Diego Ribeiro (PDT). A manutenção da Tarifa Zero e custeio do sistema será de responsabilidade do Executivo, assim como a disponibilidade financeira para o funcionamento do sistema.

Programa de incentivo para o Desenvolvimento Econômico de SGRA

Também foram aprovados os projetos de lei que criam o Bolsa Trabalho (PL 27/2023), o Fundo e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e uma série de incentivos e estímulos econômicos para SGRA (PL 35/2023). A bolsa visa incentivar empregadores à contratação de jovens em sua primeira oportunidade de emprego e pessoas que buscam reinserção profissional. Os recursos serão destinados às empresas de SGRA e buscam ainda o fomento da formação técnica e profissional da população.

O PL do Desenvolvimento moderniza a lei municipal, atualizando SGRA um padrão técnico melhor, dando mais segurança para captar novos empreendimentos para a cidade. A proposta deve garantir que a chegada de novas empresas aqueça a economia local, gere mais empregos e arrecadação de impostos e ajude a cidade a crescer com qualidade de vida.

Confira as matérias aprovadas na Câmara na 19ª Reunião Ordinária de 2023

As indicações em bloco. Em única discussão.

O parecer da comissão referente a emenda nº02/2023 ao Projeto nº27/2023. Em única discussão e votação.

As dispensas de interstício referente ao Projeto de Lei Complementar nº04/2023 e os Projetos de Lei nº30, 35, 37 e 38/2023 de autoria do Executivo Municipal. Em única discussão e votação.

Projeto de lei n°27/2023 que, “Institui o Programa Bolsa Trabalho no Município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências”, de autoria do Executivo Municipal. Em segunda discussão e votação.

Projeto de lei complementar nº04/2023, “Altera o Anexo IV da Lei Complementar nº 623, de 04 de novembro de 2005, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores pertencentes ao Quadro do Magistério da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo”. Em primeira e segunda discussão e votação.

Projeto de lei n°30/2023, “Autoriza o Executivo Municipal abrir créditos adicionais suplementares ao orçamento em vigor e dá outras providências”. Em primeira e segunda discussão e votação.

Projeto de lei nº32/2023 que, “Altera a Lei Municipal nº 1.015, de 11 de novembro de 2013, que “Dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento ao Idoso do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo, Cria o Conselho Municipal do Idoso e da outras providências”, de autoria do Executivo Municipal. Em primeira discussão e votação.

Projeto de lei n°33/2023, “Altera a Lei Municipal nº 2.063, de 04 de novembro de 2016, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências”. Em primeira discussão e votação.

Projeto de lei nº34/2023, “Altera a Lei Municipal nº 2.094, de 25 de janeiro de 2018, que Institui o Dia Municipal da Conscientização da Violência contra o Idoso”. Em primeira discussão e votação.

Projeto de lei ordinária n°35/2023, “Dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico; do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo; sobre os Incentivos Fiscais e Estímulos Econômicos no Município e dá outras providências”. Em primeira e segunda discussão e votação.

Projeto de lei nº37/2023, “Altera a Lei Municipal nº 916, de 16 de dezembro de 2011, para autorizar a instituição da gratuidade da tarifa para os usuários do Sistema Municipal de Transporte Coletivo.” Em primeira e segunda discussão e votação.

Projeto de lei ordinária n°38/2023 que "Autoriza a concessão administrativa de uso, ao Serviço Nacional de Aprendizagem - SENAI, de bem imóvel, constituído de prédio e área, e bens móveis do município para desenvolvimento de ações e programas de Educação Profissional, Serviços Técnicos e Tecnológicos e ampliação da unidade SENAI/DRMG, Unidade São Gonçalo do Rio Abaixo”. Em primeira e segunda discussão e votação.

Leitura de projeto

Projeto de Lei nº09/2023 que dispõe sobre o Censo – Inclusão e seus objetivos e dá outras providências, de autoria do vereador Edirlei Márcio Moreira Lacerda Júnior.

Presenças

Todos os vereadores estiveram presentes com quórum completo na sessão ordinária.

Assessoria de Comunicação

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.