Estudantes de São Gonçalo participam da Plenária Regional do Parlamento Jovem

 

Na última sexta-feira, 12 de agosto, os estudantes do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo participaram da Plenária Regional do PJ Minas 2022, realizada na Câmara Municipal de João Monlevade. O evento contou com a participação dos jovens do Polo Médio Piracicaba, que votaram nas propostas que serão levadas para a Plenária Estadual do projeto. O Polo Médio Piracicaba é composto pelas cidades de Dionísio, Itabira, João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Ao longo do ano, os jovens estudaram e debateram o tema “Saúde Mental do Jovem”, apresentando propostas para possíveis projetos de lei acerca do assunto. Posteriormente, cada cidade realizou a sua Plenária Municipal, em que foram apresentadas seis propostas de acordo com os subtemas do projeto: 1) “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”; 2) “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental” e 3) “Uso saudável das novas tecnologias”. Os são-gonçalenses Pedro Henrique e Júlia Bicalho foram os coordenadores do subtema 1, enquanto a Débora Cristina foi a coordenadora do subtema 3. 

Durante a Plenária Regional, os estudantes dos quatro municípios aprovaram três propostas, sendo uma de cada subtema, as quais foram:

  • Subtema 1 (Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental): “Suporte psicológico, esportivo e educacional, implementando no ensino médio atividades esportivas, com intuito de promover o relacionamento interpessoal entre os alunos”.
  • Subtema 2 (Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental): “Tornar obrigatório, em praças públicas, ambientes de lazer, cultura e informação em dias específicos no mês, com stands e/ou oficinas de interesse geral que promovam atividades relacionadas ao tema, com intuito de gerar a prevenção primária e secundária dos jovens”.
  • Subtema 3 (Uso saudável das novas tecnologias): “Promoção de atividade de lazer, como acampamentos, oficinas recreativas, jogos, literatura e esportes, onde as pessoas possam interagir com o ambiente natural, compartilhar problemas e experiências, evitando o uso excessivo de tecnologias”.

No encontro, os estudantes aproveitaram para escolher o tema para ser abordado em 2023: Violência Sexual Infantil. A proposta também será votada na Plenária Estadual, que acontece nos dias 21 a 23 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. 

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, o PJ Minas é promovido pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues. 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.