Vereadores recebem o Núcleo Psicossocial Peixe Vivo para falar sobre saúde mental

Na tarde da última quinta-feira, 23 de junho, os vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo receberam a psicóloga e coordenadora do Núcleo Psicossocial Peixe Vivo Ronnara Kelles Ribeiro, para falar sobre o tratamento da saúde mental.

Segundo a psicóloga, a ideia desse encontro surgiu devido ao Parlamento Jovem Minas 2022, que tem como tema a “saúde mental do jovem”, organizado na Casa do Legislativo são-gonçalense pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues. Até então, os estudantes inscritos no projeto assistiram a uma palestra com os profissionais do Peixe Vivo, como também participaram da Conferência Municipal de Saúde Mental.

No encontro, os vereadores foram convidados a assistir ao documentário “Holocausto Brasileiro”, baseado no livro da jornalista Daniela Arbex. Em seguida, foi discutido sobre a história do tratamento da saúde mental e a atual política antimanicomial. Ainda sobre o documentário, foi solicitado o apoio dos vereadores para trazer a jornalista, que atualmente reside em Juiz de Fora, para conversar acerca do tema com a população são-gonçalense, especialmente com os jovens.

Além disso, foi debatido sobre a necessidade de investir em políticas públicas ao tratamento da saúde mental e à inclusão dos pacientes no convívio social. Durante a conversa, os vereadores questionaram sobre o atendimento no município, e um dos assuntos mais discutidos foi sobre os desafios enfrentados pelo tratamento de doenças psiquiátricas, que consistem especialmente no preconceito, o que impede as pessoas de procurarem o tratamento adequado. Segundo os vereadores e a psicóloga, é preciso conscientizar a população para desconstruir os estigmas e preconceitos em torno da saúde mental.

Desse modo, a ideia é que o Legislativo Municipal e o Núcleo Psicossocial Peixe Vivo possam articular juntos novas iniciativas que possam promover melhorias no atendimento à saúde mental em São Gonçalo.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.