Câmara de São Gonçalo recebe visita dos vereadores de Barão de Cocais

Na última sexta-feira (5), o presidente da Câmara de São Gonçalo, vereador Diego José Ribeiro (PDT), e o vereador Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB) receberam o presidente da Câmara Municipal de Barão de Cocais, vereador João Lima (PSDB), o vice-presidente, vereador Tiago Santos (Tico-PSDB), e o vereador Fabrício Preto (PL). A visita teve como objetivo fortalecer a interlocução entre os representantes do Poder Legislativo, além de discutir sobre o futuro das cidades no pós-mineração.

Os parlamentares cocaienses vieram também para conhecer os órgãos da Câmara de São Gonçalo, como a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e o Procon. A gerente da escola, Juliana Pereira Bazílio Alves, apresentou os projetos desenvolvidos, como o Parlamento Jovem, a Câmara Mirim, o Aprendiz Legal e as campanhas de conscientização.

Sobre o CAC, a gerente Deziane Kely Pereira e demais funcionárias explicaram a respeito do funcionamento do centro, que tem sido referência na região devido aos seus serviços oferecidos à população.

Inaugurada em 2018, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues é destinada à promoção de palestras, debates e cursos com foco na formação política e no fortalecimento da cidadania. Já o CAC, fundado em 2014, tem como finalidade levar à população informações, como acerca da defesa dos direitos humanos, dos trabalhos da Câmara, sobre a emissão de documentos, orientações sobre benefícios concedidos pela prefeitura, entre outras. Além disso, o órgão presta variados serviços gratuitos à população, tais como impressão e cópias (xerox) de documentos e de trabalhos escolares; confecção e impressão de currículos, e achados e perdidos. O CAC conta também com um núcleo de informática.

O Procon, por sua vez, tornou-se um órgão permanente da Câmara por meio do Projeto de Resolução nº 03/2017, criando o Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor. São realizados dezenas de atendimentos mensais, contando com uma consultora jurídica que presta auxílio aos consumidores, por meio do contato com a empresa reclamadas e de orientações.

A gerente Juliana Pereira Bazílio Alves explicou aos vereadores os projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues

Os vereadores cocaienses foram apresentados ao Centro de Atendimento ao Cidadão pela gerente Deziane Kely Pereira e pelo vereador Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB)

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.