PJ da CMSGRA bate-papo com membros da UFOP

 

SGRA 09/04/2024 (Ascom) – Em mais um encontro do Parlamento Jovem, os estudantes foram convidados a participar de uma conversa enriquecedora com membros da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo como tema central "A universidade e suas oportunidades”.

Durante o evento, puderam esclarecer dúvidas e obter uma compreensão mais profunda sobre o processo de ingresso nas instituições de ensino superior públicas. Paganini Barcellos, professor e atual coordenador do curso de Engenharia de Produção na UFOP, compartilhou valiosos ensinamentos com os presentes: "Na UFOP, enfatizamos não apenas o tempo necessário para sua formação, mas sim a jornada que você percorrerá para se tornar um profissional. Dedique seu tempo a pesquisar sobre os cursos, buscando informações detalhadas. A UFOP disponibiliza uma página dedicada a ampliar seu conhecimento sobre nossas opções de cursos e oportunidades."

Para ilustrar ainda mais o panorama, Elioenai Henrique, estudante de Engenharia de Produção na UFOP, compartilhou sua experiência e perspectivas sobre como é estudar e assumir responsabilidades na universidade. "Na UFOP, encorajamos você a seguir a área que verdadeiramente ama, sem receios. É fundamental sentir afinidade com as disciplinas. Além disso, é possível mudar de curso dentro da mesma área, desde que se seguem as regras estabelecidas no edital."

Eles exploraram a variedade de oportunidades e maneiras de ingressar nas universidades, destacando a importância de um processo de admissão inclusivo que não se concentre apenas em questões financeiras. Além disso, enfatizaram a necessidade de garantir que todos os jovens, independentemente de sua situação financeira, tenham acesso justo à educação superior.

Num ambiente descontraído, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas visões sobre o futuro e os cursos que desejariam cursar.

Parlamento Jovem 2024

Toda semana, os integrantes do PJ Minas de SGRA se reúnem na Câmara para a agenda de atividades. Em 2024, os jovens vão debater as “Melhorias no Ensino Escolar”, tema definido pelos próprios estudantes de Minas Gerais.

O programa de formação cidadã e política da juventude abre espaço para que os alunos do Ensino Médio da rede pública de SGRA apresentem sugestões para a Educação. O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara de SGRA. É uma realização da ALMG, com apoio da PUC Minas e Câmaras Municipais de Minas Gerais.

 

Assessoria de Comunicação

 

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.