Tribuna da 2ª reunião de 2023: apoio para indicações e pedidos da população são assuntos dos discursos

SGRA, 06/02/23 (Ascom)

 

Diego Ribeiro (PDT)

O Presidente da Câmara destacou em seu discurso a chegada do Castramóvel, serviço implantado pela Prefeitura, que atende indicação do vereador, em conjunto com os colegas. Diego explicou que, junto com Sassá, Gladston e Juninho de Edirlei esteve em Barão de Cocais para conhecer o projeto e ele foi bem recebido pelo prefeito. “É uma grande satisfação ver que o Castramóvel tornou realidade em São Gonçalo do Rio Abaixo”.

O vereador agradeceu à Secretaria de Serviços Urbanos por atender pedidos de sua autoria para melhorias na cidade. O ofício 01/23, foi cumprido e foi realizada a roçada; manutenção e limpeza do parquinho e da Academia Ao Ar Livre, na comunidade Mãe D’água.

O serviço também atendeu ao Ofício 03/23, na comunidade de Chácara Velha, que foi beneficiada com a limpeza e manutenção das ruas, Praça e parquinho da comunidade. “Obrigado pela agilidade no serviço e no retorno imediato dos ofícios enviados”, comentou.

Diego também agradeceu a limpeza e roçada nas ruas e passeios do Bairro Vale do Ouro, realizados no mesmo dia que em o pedido foi feito, após reunião com a presença do vereador Juninho de Edirlei, com Kelles.

E ainda parabenizou a prefeitura pela publicação da Revista Cidade Inteligente: “foram dois anos desafiadores, onde a administração encontrou muitos problemas e teve que reorganizar a prefeitura para poder executar o plano de governo e atender as necessidades dos são-gonçalenses. E ainda enfrentou uma pandemia”, disse.

No discurso, o Presidente da Casa, prestou condolências ao vereador Lulu, que perdeu o irmão na semana passada.

 

Juninho de Edirlei (PDT)

O vereador falou da importância da aprovação do PL 16/22 de sua autoria e explicou aos colegas, em seu discurso a importância da capacitação para a promoção de uma educação inclusiva e que dê a todos os alunos a oportunidade de aprendizado e acesso ao ensino de qualidade.

Começou afirmando que são muitos os desafios encontrados no processo de implantação da política de educação inclusiva no Brasil e que é preciso corrigir a falta de capacitação de funcionários que atuam diretamente e indiretamente com pessoas com deficiência. “As dificuldades na Educação Inclusiva não devem ser uma justificativa, mas um motor para a construção de experiências bem-sucedidas onde a educação deve ser para todos”, explicou.

Edirlei explicou que o projeto tem como objetivo geral proporcionar uma melhor compreensão dos princípios da educação inclusiva e desenvolver competências individuais, que irão permitir que os funcionários da rede municipal de ensino, realizem as adaptações necessárias para atender alunos da Educação Inclusiva. “Essa capacitação continuada contribui para o conhecimento e novos entendimentos sobre esses alunos, proporcionando igualdade e equidade para todos os alunos. Por isso peço aos colegas desta Casa aprovação deste projeto tão importante para nossa cidade”, justificou.

O vereador ainda ressaltou a importância do Castramóvel para SGRA e ainda prestou condolências ao vereador Lulu.

 

Fábio Sassá (PSB)

O vereador usou a tribuna para pedir aprovação das indicações apresentadas na reunião. E explicou a importância de cada matéria, “objetivando sempre o bem-estar da população, proporcionando melhorias ao nosso município”, disse.

A Indicação Nº 034/2023 tem como objetivo melhorar o tráfego dentro da cidade, já que a atual sinalização não corresponde a localização dos serviços essenciais. A Nº 035/2023 pede a instalação de mutirão para emissão de carteira de identidade, para regularizar a documentação da população são-gonçalense, além de tirar dúvidas a respeito das demais documentações, sem que seja preciso sair da cidade.

E a Indicação Nº 036/2023, que pede melhorias e instalação de transformadores e a troca de postes no bairro Una. O pedido é uma solicitação dos moradores que se queixam do mal funcionamento da rede elétrica, havendo a necessidade de manutenção e melhorias na rede de distribuição.

Sassá endossou o discurso do Presidente elogiando a limpeza da cidade o pronto atendimento das equipes da prefeitura aos pedidos e demandas apresentados. E também comemorou a chegada do Castramóvel.

O vereador também prestou condolências ao vereador Lulu.

 

Marcos Kito (PSDB)

O vereador usou a Tribuna para reforçar as 14 indicações apresentadas, em sua maioria de pedidos de limpeza e melhorias em ruas, calçadas e bairros. E afirma que os pedidos de 2021 ainda aguardam resposta e realização. Disse que, em janeiro, percorreu a cidade e encontrou várias dessas ruas com muito mato e buracos.

Kito ainda destacou Ofício de 30 de agosto de 2022, pedindo melhorias nas localidades de Roque, Gralhos e José Malaquias. A resposta, enviada pela Prefeitura, em 20 de setembro, diz que as obras já estão contratadas e alocadas para a realização dos serviços, mas o vereador afirma ainda não foram realizadas. E que, nesta quinta-feira (02/02) percorreu novamente esses trechos mencionados. E que também outros bairros, como Patrimônio, Matias e outros necessitam de melhoria e manutenção.

Kito disse que recebeu retorno sobre a retirada da linha para Pacas, das 14h. O assunto foi falado pelo vereador na última reunião. O Secretário Flavinho, respondeu que a linha foi retirada pois ficou mais de 7 meses rodando sem demanda de passageiros, e que poderão ocorrer novas mudanças de acordo com as demandas.

O vereador também foi respondido sobre o andamento das obras no Velório de Pacas, onde o Secretário Eduardo Quaresma afirma que a obra se encontra em acabamento final e paisagismo, e a previsão de entrega é em março.

Kito parabenizou a implantação do serviço de Castramóvel e a equipe da Vigilância Sanitária, sob o comando de Gabriela Benício. E que foi confirmado que a próxima etapa será a construção de um canil, solicitação realizada pelo vereador em maio de 2021. 

 

Cássio Rodrigues (PTB)

O vereador começou o discurso relembrando o relatório produzido na CPI das obras paralisadas. Disse que votou contra o relatório da Comissão e que produziu um parecer autônomo, de 46 páginas, apresentado ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. “Esse relatório, assim como as investigações que fiz, foi elaborado de forma séria, independente e principalmente imparcial”, afirma.

Cássio afirma que, por decisão do Promotor de Justiça da Comarca de Santa Bárbara, estão sendo abertos três inquéritos para apuração de irregularidades nas Obras do Trevo da BR 381, na canalização de parte do córrego de Vargem Alegre e na pavimentação das ruas do Una de Cima, Una de baixo, Rua Afonso Pena e Rua Vitor Santos. 

O vereador pediu ainda a inclusão do projeto de Lei nº 17/2022, de sua autoria, na pauta da Câmara. Diz que o PL foi protocolado em 13 de dezembro de 2022. O projeto dispõe sobre a política Municipal de acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O vereador criticou a Revista Cidade Inteligente, dizendo que não sabe o custo total e que o recurso poderia ser usado para consertar o teto que desabou no P.A e pagar outras reformas urgentes e necessárias da unidade.

 

Assessoria de Comunicação

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.