Tribuna da 1ª reunião de 2023: vereadores iniciam trabalhos apresentando indicações

Diego Ribeiro- PDT

O Presidente da Câmara, abriu os trabalhos com discursos sobre as expectativas para 2023 desejando que o ano seja de muitas atividades, como o ano passado. “2022 foi um ano de muito trabalho na Casa Legislativa, pois aprovamos vários projetos e indicações para a melhora de toda população são-gonçalense. Que este ano eu possa fazer o melhor frente a Câmara Municipal, respeitando a opinião dos colegas vereadores e sendo parceiro de toda população”, disse.

O vereador afirmou que o projeto 16/2022, sobre a capacitação dos profissionais da educação, tem seu total apoio para aprovação e parabenizou as palestrantes Mariana Melo e Adriana Dias pela explanação sobre a matéria do vereador Juninho de Edirlei.

Para finalizar, parabenizou o Executivo e a Defesa Civil pela eficiência do trabalho que possibilitou, nos tempos chuvosos, que população fosse protegida das enchentes. Isso graças ao trabalho com a Cemig. O presidente do legislativo afirmou que ainda há muito o que fazer, mas que ações como essas de proximidade com a Cemig é de grande importância.

Juninho de Edirlei- PDT

O vereador pediu aos colegas de plenário a aprovação do PL 16/2022, de sua autoria. E explicou que a proposta tem por objetivo garantir mais qualidade no ensino oferecido aos alunos da educação inclusiva. Edirlei reforçou ainda da importância da oferta de programas de capacitação continuada, ao longo do ano letivo, para todos os profissionais da rede de ensino que atuam com os alunos que precisam de fermentas inclusivas da cidade. “Capacitando todos os profissionais da educação teremos ações positivas no momento da atuação, pois esses cursos contribuem para o conhecimento e novos entendimentos sobre os alunos da educação inclusiva, trazendo igualdade e equidade para eles”, reforça.

E agradeceu às palestrantes, a advogada Mariana Melo e a Neuropsicopedagoga Adriana Dias, pela disponibilidade e empenho para apresentar suas experiências e mostrar a importância da inclusão na melhoria do aprendizado e no desenvolvimento para estudantes portadores de alguma deficiência.

O vereador agradeceu à Prefeitura Municipal por atender a indicação 389/2022, de sua autoria, e realizar o curso de produção de carvão para os produtores de São Gonçalo do Rio Abaixo. Juninho de Edirlei agradeceu ainda ao Prefeito Nozinho, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Maria Inês, Secretário da Agricultura Luiz Alberto e toda equipe envolvida, ao Serviço Nacional De Aprendizagem Rural De Minas Gerais (Senar Minas) e a todos os produtores pelo excelente trabalho desenvolvidos no curso, que aconteceu de 9 a 11 de janeiro.

No curso, os produtores puderam se informar sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (epi), além da legislação de distância mínima dos cursos d’água que os produtores devem obedecer, reservas, casas, além de licença para corte e alvará de funcionamento da sua unidade de produção. Também puderam aprender a maneira certa a ser plantada, técnicas de colheita e secagem, cálculo de quantidade de madeira a ser colocada e forma correta de encher o forno, além de técnica de carbonização sem queimar a madeira evitando perdas financeiras. “Foi gratificante ver os produtores do ramo, há muitos anos, interessados e aprendendo sobre as técnicas corretas na produção de carvão”, disse Edirlei.

Fábio Justino Alves (Sassá-PSB)

O vereador fez um discurso para reforçar a importância das 6 indicações apresentadas na Casa Legislativa, com o objetivo de sempre levar soluções e melhorias para o município. Sendo elas: Criação de Ponto de Apoio no bairro Una; realização do evento São Gonçalo pela Fé; Instalação de corrimão na escada de acesso ao campo de futebol do bairro Una; Reforma da estrutura da cobertura e pintura da quadra de esportes do Una; Reforma da estrutura da quadra de esportes do bairro Recreio e retomada da execução de obra de construção da área de lazer e quadra do Una, ao lado da Avenida Tancredo Neves.

Sassá parabenizou o vereador Juninho de Edirlei pelo projeto apresentado e as profissionais Marina Melo e Adriana Dias pela excelente palestra. “Este assunto é de suma importância, pois é um processo contínuo. Podem contar com meu apoio para a aprovação desse avanço na educação”.

O vereador ainda agradeceu alguns profissionais por atender as suas solicitações, como o Secretário de Serviços Urbanos, Igor Maciel Silva pela prontidão em atender as demandas da população. E a Secretária de Saúde, Renata Fonseca, com que se reuniu para tratar de assuntos relacionados aos atendimentos na unidade da saúde e por responder seus pedidos na área.

Gladston Marcelo de Castro- PDT

O vereador em seu momento de fala, pediu que, em 2023, os vereadores trabalhem com responsabilidade e coerência acerca dos inúmeros projetos e proposições que serão apresentados nesse plenário.

Também deixou seu apoio ao PL 16/2022 e parabenizou as palestrantes. “É uma causa tão nobre. É mais uma medida que garante a equidade e respeito no ambiente escolar e a inclusão dos alunos com os mais diversos tipos de deficiência. Podem contar com minha aprovação”, discursou.

O vereador apresentou três indicações e pediu apoio dos colegas para a aprovação. As indicações são: Canalização de água próximo a residência de Sr. Cássio na localidade de Carmo; manutenção e manilha/canalização de água, na estrada de Serra da Barraca próximo a residência de Goiaba; e manutenção na ponte que está com sua estrutura/muro trincado, na localidade de Serra da Barraca.

Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB)

O vereador iniciou seu discurso “agradecendo pela oportunidade de estarem todos juntos lutando e trabalhando para o povo e em prol de todos os direitos de toda população são-gonçalense”, disse.

Kito agradeceu a Secretária de Educação, Lucinda Barcelos, pelo atendimento de sua demanda, enviada em janeiro de 2022, para a distribuição do kit escolar. Aproveitou a oportunidade e desejou um ótimo início de ano letivo, que será em 06 de fevereiro. Desejou aos alunos, professores, diretores e demais servidores que atuam nas escolas e em outros âmbitos educacionais, desejo um bom retorno e reafirmou seu compromisso para que juntos possam fazer o melhor pela educação do nosso município.

Reconheceu também o trabalho da Secretária de Esportes, Joceline Keles, nas quadras da cidade. Elogiou também o início do da limpeza e roçada nas quadras. E o atendimento de uma série de ofícios enviados em 2022. Recebeu a informação de que, em breve, todas as quadras passarão por manutenção. Entre elas, citou os serviços em andamento na quadra de Água limpa e bairro Santa Catarina, para que moradores possa frequentar com segurança.

Destacou e agradeceu ao Secretário de Transporte, Flavinho Terra Branca, pela nova rota e horários para a comunidade de Carrapato e Água Limpa, e também por atender ao seu pedido dessa linha ir até o ponto final de Pacas, na divisa com João Monlevade, onde vem atendendo satisfatoriamente a população.  E pede em ofício o retorno da rota de Fernandes, no horário das 14 horas, para melhor atender também aos moradores que necessitam do transporte.

Cumprimentou o vereador Juninho de Edirlei pelo excelente projeto, que visa regulamentar a capacitação dos profissionais da educação do do município para atender os alunos com deficiências. E parabenizou as palestrantes pelas ótimas colocações durante a apresentação. E afirmou que o PL pode contar com seu voto de aprovação.

 

Assessoria de Comunicação
20/01/2023

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.