Projeto de capacitação de educadores para atender alunos com deficiências é tema de palestra na Câmara

SGRA, 20/01/23 (Ascom) - Os vereadores e profissionais da rede municipal de educação acompanharam, nessa quinta-feira (19/01), Palestra sobre a importância da capacitação para o processo de inclusão de alunos com deficiências. O encontro, realizado na Câmara, teve como objetivo explicar as pontuações do Projeto de Lei 16/2022, que tramita no Legislativo.

A proposta de autoria do vereador Juninho de Edirlei (PDT), prevê regras para capacitação dos trabalhadores municipais da educação de São Gonçalo do Rio Abaixo para atender os alunos com deficiência física, mental, intelectual, sensorial, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outra deficiência cognitiva.

“Praticamente todas as escolas possuem um aluno portador de deficiência. Precisamos garantir o acesso e a permanência dele na escola. A formação dos profissionais e a educação inclusiva vai romper com esse modelo de exclusão e segregação”, frisou o vereador.

Capacitação é elo para inclusão

A advogada Mariana Melo foi uma das palestrantes. Ela é mãe de uma criança de 03 anos diagnosticada com TEA e faz parte de associação, em Barão de Cocais, que garante o cumprimento dos direitos de portadores de deficiências. “A inclusão só existe se houve capacitação e conscientização. A escola é onde estão os maiores casos de violação desses direitos”, explica.

Mariana defende a preparação dos profissionais nas escolas, para que haja melhor atendimento às necessidades de cada estudante. Também apoia a realização do Censo de Inclusão, para identificar quantas pessoas precisam de atendimento especializado no município, onde elas moram e as condições sociais, para poder planejar melhor as políticas de inclusão.

A neuropsicopedagoga Adriana já atuou na rede de ensino, é mãe de uma criança com má formação congênita. É portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e tem uma filha com o mesmo diagnóstico. “Capacitação é a chave para a inclusão. Cada aluno tem sua especificidade e seu método de aprendizado. E, por isso, Saúde e Educação tem que andar juntas e atuar de forma conjunta”, reforça.

O Projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação na Sessão Ordinária realizada nessa quinta-feira, logo após a palestra.

 

Assessoria de Comunicação
 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.