Tribuna da 21ª reunião: vereadores fazem balanço do mandato em 2022

Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT)

Em seu discurso, afirma que 2022 foi um ano legislativo de muitos desafios a serem superados e agradeceu o companheirismo dos colegas vereadores, o comprometimento de cada funcionário da Casa Legislativa e o empenho de todos para que o trabalho da Câmara seja reconhecido. E agradeceu ainda pelo voto de confiança da população são-gonçalense para os acionar em caso de problemas.

Agradeceu pela reeleição à presidência da Casa, junto com os vereadores Lulu e Marlon, para o Biênio 2023/2024. “Obrigado aos que depositaram a confiança em meu trabalho, que teve sucesso graças ao apoio de todos. Me comprometo a fazer sempre o melhor para a Casa Legislativa. E garantir que aqui seja a Casa Do Povo, com a participação efetiva de toda a população”, ressaltou.

E desejou que neste Natal toda a tristeza e todos os problemas sejam substituídos por sorrisos, gratidão, carinho e positividade. E que ano após ano, os obstáculos que a vida coloca em no nosso percurso sejam superados e que todos possam se reunir em família para comemorar o fato de estar juntos, vivos, com saúde e energia.

Marcos Antônio Bicalho (PSDB)

O vereador parabenizou a servidora do TFD, Ardilene Beatriz, que recebeu a Moção de Aplausos. Kito agradeceu pelo desempenho em seu trabalho com eficiência e muito profissionalismo e atuação junto à administração do serviço.

E cumprimentou os alunos do CESGRA pela conquista das Medalhas da Olimpíada Itabirana de Matemática. E também os pais, familiares e toda equipe da instituição. Ressaltou que as conquistas são frutos de um ótimo trabalho desenvolvido no decorrer dos últimos anos.

Kito agradeceu todos os colegas vereadores pelo apoio durante 2022, destacando os aliados Cássio e Tatá pela parceria para enfrentar os desafios.

Parabenizou o presidente Diego pelos trabalhos prestados nessa Casa e pela reeleição da Mesa Diretora, juntamente com os colegas Marlon e Lulu.

Sobre a pauta do dia, destacou as 10 indicações apresentadas e pediu apoio aos colegas pela aprovação.

O vereador prestou contas do mandato e 2022 e listou alguns de seus pedidos encaminhados, relatados e solicitados à prefeitura. “Ao todo, foram 264 solicitações, indicações, ofícios e requerimentos. São pedidos de melhorias, construções, aquisições, substituições, em prol do município, população, bairros, ruas e comunidades”, pontuou.

Finalizou dizendo quão é grato pela oportunidade de encerrar mais um período legislativo. “Renovo aqui meu compromisso com toda a população são-gonçalense, buscando melhorar a qualidade de vida da população e exercer o meu trabalho de vereador com o máximo de respeito e responsabilidade”, completou.

Encerrou desejando um Feliz Natal, um próspero Ano Novo e boas festas a todos!

Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB)

O vereador, em sua fala, parabenizou a Sra. Adirlene Beatriz, recebedora da Moção de Aplausos pela excelência dos serviços prestados em nossa cidade, bem como aos alunos do Cesgra – Renato Monteiro, Giovana Fonseca, Igor Santos, Sarah Utsch, Mariana Nascimento e Ana Luíza Silva pela conquista de medalhas na Olimpíada Itabirana de Matemática e pelo honroso destaque na competição.

Cássio falou sobre a falta de vagas em período integral no Centro de Educação Infantil José Alencar, a Creche Municipal.  E cita que, para o ano de 2023, foram matriculados 73 novos alunos. E afirma que, desse total, 51 famílias necessitam do horário de creche integral. E que a estrutura física da creche só comporta a admissão integral de mais 15 alunos, deixando, dessa forma, 36 alunos com somente o meio período.

Solicitou então do Executivo Municipal a ampliação imediata do número de vagas para que as famílias possam trabalhar e levar o sustento para seus lares. Ele ressalta que foi informado na unidade que a construção de pelo menos 4 salas na creche municipal poderia resolver a questão. 

“A população espera do poder público ação para resolver mais essa demanda urgente, uma vez que afeta uma parcela menos favorecida, que não tem condições de arcar com despesas para contratação de funcionários particulares”, explicou.

Pede que salas desocupadas em outras escolas sejam usadas para a segurança e conforto das crianças até que a prefeitura resolva a situação estrutural da creche. E falou sobre reforma na escola do São José que sempre atendeu às crianças, inclusive oferecendo maior conforto a elas que acordam muito cedo pra vir pra São Gonçalo sem contar o risco de acidentes na BR 381, liberando ainda mais vagas no centro.

Cássio espera uma ação efetiva do município para evitar novas enchentes na cidade. E disse que a única medida paliativa informada foi a construção de um dreno que resolveria 7% do problema, lançando a água antes da PCH. E que enquanto isso a população fica aflita por ter possibilidades de uma nova tragédia.

E informou a população de nossa cidade que as denúncias ao Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério público do Tribunal de Contas e delegacias especializadas estão sendo devidamente investigadas e acompanhadas de perto pelo vereador. Entre os assuntos estão Nepotismo, Fornecimento de água imprópria para o consumo humano, falta de resposta aos requerimentos de informações, omissão no pagamento de insalubridade, não incorporação do quinquênio dos servidores, doação para construção da sede da Associação comercial.

O vereador finalizou as críticas dizendo que a população merece respeito e cobra que seu dinheiro seja investido em prol de todos.

“Desejo a toda a população de São Gonçalo um Natal repleto de amor e de esperança. Que Jesus Cristo renasça no coração de cada um de vocês. E para o ano novo, bençãos de vitória na vida de todos nós”, finalizou.

Edirlei Márcio Moreira Lacerda Júnior (PDT)

No discurso o vereador gostaria de agradecer a todos os nobres colegas vereadores, corpo jurídico e demais funcionários, pela receptividade que recebeu na Casa Legislativa. E agradece aos votos de confiança para aprovação de todas as suas indicações e do projeto de lei: Bacias de Captação no decorrer desses 7 meses que trabalho nesta casa. Deixando destacado a sua gratidão a todos.

Aproveitando a oportunidade, o mesmo pede aos vereadores o apoio para as suas 6 indicações lidas na reunião, e destaca a indicação de nº 388 e nº 389 onde as duas são de extrema importância para o produtor rural.

A indicação nº388 solicita que seja ofertado caixas de abelhas para os apicultores do nosso município, ressaltando que é uma iniciativa de baixo custo, mas de grande importância para o aumento da produção dos apicultores do nosso município; e a indicação de nº389 onde pede que seja ofertado o curso de produção de carvão, pois será de grande ajuda para os pequenos e médios produtores do município, visando que com esse curso ao pequeno e médio produtor, diminuirá na perda da matéria prima e aumentará a sua produção e o seu rendimento na propriedade de forma consciente.

E parabeniza aos homenageados da noite:

Ardilene Beatriz, onde ele parabeniza e agradece pelo atendimento, respeito e dedicação com a nossa população.

Aos alunos Renato, Giovana, Igor, Sarah, Marina e Ana Luiza, parabeniza pelas conquistas, esforços e destaca que a caminhada costuma ser longa e repleta de desafios, mas, no final, vale a pena.

“Essas conquistas são apenas o começo para um futuro de sucesso”, ressaltou o vereador.

Gladston Marcelo de Castro (PDT)

O Vereador falou, com orgulho, do quanto trabalhou e se esforçou para contribuir com a população de São Gonçalo, em 2022.

Ao longo do ano de 2021, o mesmo ressaltou que ingressou com 174 indicações na Casa Legislativa, além de enviar 112 ofícios ao Poder Executivo, em busca de melhorias para a população.

Em 2022, conclui o ano com 135 indicações aprovadas, além de ter encaminhado ao Executivo 157 ofícios. Em dois anos de mandato, o vereador teve 309 indicações aprovadas e agradeceu aos colegas pelo apoio. E ressaltou a parceria especial com vereador Fábio Sassá, pois compartilharam mais de 20 indicações.

“São 269 ofícios encaminhados! Estou sempre cobrando e buscando melhorias para os são-gonçalenses. E me orgulho por diversos desses terem saído do papel”, comemorou.

Finalizou agradecendo a todos os amigos vereadores, funcionários da Casa, seu assessor e seus familiares. E desejando à população que 2023 seja um ano de realizações e de muito trabalho.

 

Assessoria de Comunicação

16/12/2022

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.