Palestra conta história de SGRA e processo de emancipação que completa 60 anos

A Câmara Municipal deu início às comemorações dos 60 anos de emancipação da cidade e realizou a palestra São Gonçalo do Rio Abaixo: Uma História.

“Queremos que toda a população conheça mais a nossa história. Preservar nosso patrimônio, seja histórico ou cultural é essencial para que as futuras gerações conheçam sua identidade e de onde vieram”, explica o presidente da Câmara, Diego Ribeiro.

O historiador Danilo Souza Ferreira apresentou documentos e imagens que resgatam as memórias dos 300 anos de histórias do município e explicou os fatos que culminaram na emancipação de SGRA.

“Temos 60 anos de emancipação, mas são 300 anos de história. A Câmara teve papel fundamental para ajudar a erguer a cidade para se tornar próspera como é hoje”, reforçou Danilo.

O coordenador do setor de Patrimônio Histórico e Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo mostrou documentos que confirmam que havia moradores na cidade por volta de 1700 e que a cidade teve participação ativa na história de Minas Gerais, na guerra dos Emboabas e teve aldeia indígena na sua formação. Com os bandeirantes, nasceu o Arraial, que deu origem à área urbana.

Ferreira também falou da importância da música no processo de emancipação, que começou em 1958, e apontou personalidades que fizeram parte da mobilização histórica, como Padre João, Sílvio Ferreira, Belmaceda Guedes e Odilon Torres. São Gonçalo do Rio Abaixo foi emancipada em 30 de dezembro de 1962.

“São Gonçalo soube trabalhar para ser uma cidade rica. E todos que lutaram por sua independência deixaram projetos pessoais de lado para realizar o sonho de transformar em município. E fizeram daqui uma potência”, frisou Danilo.

 


Assessoria de Comunicação
06/12/2022

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.