Palestra Novembro Azul alerta para exames regulares para prevenção do câncer de próstata

“A Prevenção salva vidas!”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, na abertura da palestra do Novembro Azul, realizada nessa quarta-feira (30.11).

O evento reuniu servidores da Casa Legislativa para a apresentação, que reforça a importância da realização de exames periódicos para detecção precoce de doenças, como o câncer de próstata.

A palestra foi apresentada pela enfermeira pós-graduada em Urgência e Emergência e Auditoria de saúde, Josileni Aparecida dos Anjos. “Muitas vezes há preconceito com os exames ou deixam para se consultar quando já estão doentes. Tem que se cuidar e ir ao médico frequentemente”, explica.

Novembro Azul

É uma campanha anual, lançada no Brasil em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, para chamar a atenção para a prevenção ao câncer de próstata. Hoje, se estende para várias doenças que acometem homens e quem tem próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2020, a doença acometeu mais de 65 mil pessoas e, em 2019, levou a óbito cerca de 16 mil. Cerca 62% dos casos são de pacientes a partir dos 65 anos.

Quando diagnosticado precocemente, tem 90% de chance de cura. A prevenção começa no cuidado com a alimentação, evitando a ingestão de gordura animal e no consumo de mais frutas, verduras, legumes e grãos. Pesquisas recentes relacionam a obesidade ao aparecimento de diversos tipos de câncer, assim como o cigarro.  A atividade física é uma grande aliada na redução dos casos da doença.

Os médicos reforçam: fazer exames regularmente e acompanhamento anual com urologista pode ajudar na identificação da doença logo no começo, aumentando as chances de cura. O tratamento está disponível no SUS.
 

Assessoria de Comunicação
01/12/2022

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.