Palestra sobre a história da população negra de São Gonçalo apresenta registros para os servidores da Casa

Para marcar o Dia da Consciência Negra e reforçar a pesquisa sobre a identidade da população negra da cidade, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, realizou palestra para os servidores.

Para o Presidente da Câmara, o vereador Diego Ribeiro, é papel da Casa Legislativa garantir o cumprimento dos direitos da população negra. “Que aqui seja um instrumento de conscientização e combate ao racismo e um espaço aberto para promover projetos e ações de reconhecimento de direitos e igualdade social”, afirmou.

O Coordenador do setor de Patrimônio Histórico e Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, Danilo Souza Ferreira, apresentou as pesquisas que têm contribuído para trazer as memórias da população negra que faz parte da história do município. “É uma documentação importante e necessária para fazer esse resgate histórico, pois há um apagamento da identidade política e de resistência desses antigos moradores”, ressaltou o historiador.


São espaços como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Fazenda Brejaúba e a Casa de Augusto Pessoa, que resgatam essa história e significam que houve um movimento pela liberdade, nos tempos passados.

Danilo é membro do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM), da Red-Latino Americana História Pensada e do The International Association for the Study of the Philosophy of Edith Stein (IASPES). É Doutor e Mestre em História pela UFOP e Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e filosofia da história, biografia, história religiosa, escrita de testemunho e fenomenologia.

 

Assessoria de Comunicação
24/11/2022

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.