Vereadores reúnem-se com Procurador da República para falar das barragens

Na manhã desta segunda-feira, 19 de setembro, os vereadores reuniram-se com o Procurador da República Ângelo Giardini de Oliveira, que veio à Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo para falar sobre a situação das barragens da mineradora Vale S/A no município e região. Esteve presente também o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jean Joseph Martins de Lima.

Segundo o procurador, o intuito do encontro foi verificar as demandas do Legislativo acerca do assunto. A respeito da segurança das barragens, os vereadores mencionaram os riscos e os danos ao município em caso de rompimento da barragem, além das falhas no sistema das sirenes que, durante os testes, ainda não funcionam em todas as localidades da cidade. Na oportunidade, os vereadores e a Defesa Civil ressaltaram que as suas reivindicações feitas à Vale ainda não foram atendidas.

Os vereadores explicaram também ao procurador o risco de desabastecimento de água, como também os casos de poluição e danos ambientais. Junto à Defesa Civil, foi exposta também a sua preocupação com as eventuais enchentes na cidade.

Além disso, foi pontuada a questão das perdas financeiras e da desvalorização imobiliária em São Gonçalo, ocasionadas devido ao temor de um rompimento das barragens. Segundo o procurador Ângelo Giardini, trata-se de um problema que atinge todo o estado de Minas Gerais, mas que ainda não tem sido uma preocupação das mineradoras.

Ao expor os retornos insatisfatórios que a Defesa Civil e o Legislativo têm tido até então da Vale S/A, o procurador sugeriu a redação e emissão de um ofício com as suas reivindicações, tendo o apoio do Ministério Público Federal. Uma das reivindicações é fazer com que a empresa tenha mais presença no município, com uma comunicação mais eficaz e transparente para que toda a população tenha acesso à informação com facilidade. São solicitados também pontos de apoio da Vale pela cidade.

Por fim, o Procurador da República passará o relatório das barragens para a Câmara e a Defesa Civil de São Gonçalo.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.