Vereadores realizam 14ª reunião ordinária da Câmara Municipal de São Gonçalo

Na última quinta-feira, 1º de setembro, aconteceu a 14ª reunião ordinária da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, em que foram aprovados um projeto de lei, um projeto de resolução e 22 indicações. Todos os parlamentares estiveram presentes, exceto o vereador Gladston Marcelo de Castro (PDT), que justificou a sua ausência por motivos de trabalho.

Em segunda discussão e votação, foi aprovado por sete votos o Projeto de Resolução nº 01/2022, que cria a Ouvidoria da Casa do Legislativo são-gonçalense, de autoria da Mesa Diretora. Em primeira discussão e votação, foi também aprovado por sete votos o Projeto de Lei nº 09/2022, que “autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar o programa municipal de construção de bacias de captação de água no município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências”, de autoria do vereador Edirlei Márcio Moreira Lacerda Júnior (Juninho de Edirlei – PDT).

Na reunião, foi feita também a leitura de um projeto de lei e de um substitutivo, que foram encaminhados pelo Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), às suas respectivas comissões para análise:

  • Projeto de Lei nº 21/2022, que “disciplina a participação do município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG em Consórcio Público, dispensa a ratificação do Protocolo de Intenções e dá outras providências”, de autoria do Executivo Municipal: encaminhado às Comissões de Administração Pública; de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, e de Legislação e Justiça e de Redação.
  • Substitutivo nº 03/2022 ao Projeto de Lei nº 20/2022, que “autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial ao orçamento em vigor e dá outras providências”, a fim de garantir a disponibilidade de material para a execução das obras e para a abertura de um procedimento licitatório para a aquisição e transporte de bica corrida, de autoria do Executivo Municipal: encaminhado às Comissões de Administração Pública; de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; e de Legislação e Justiça e de Redação.

TRIBUNA DOS VEREADORES

O vereador Edirlei Márcio Moreira Lacerda Júnior (Juninho de Edirlei-PDT) começou o seu discurso agradecendo aos seus colegas vereadores pela aprovação de suas últimas indicações, e pede agora o seu apoio para a aprovação de seu projeto de lei nº 09/2022, que “autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar o programa municipal de construção de bacias de captação de água no município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências”, que foi colocado em votação na 14ª sessão ordinária.

O vereador Juninho de Edirlei explicou a importância do projeto para o município, que consiste em implantar um sistema que aproveita de maneira eficiente a água das chuvas irregulares e intensas, o que contribuiu para o surgimento e a conservação de nascentes. Além disso, segundo o vereador, as bacias de captação de água das chuvas podem ser utilizadas principalmente na agricultura, fomentando a produção rural, o que poderá causat resultados positivos em diversos setores da cidade, como no comércio, na saúde e no meio ambiente. Por fim, o vereador ressaltou que se trata de uma tecnologia social de baixo custo que traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos aos produtores rurais, e especialmente à agricultura familiar.

A 14ª reunião ordinária foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues e da Câmara Municipal. O vídeo da gravação pode ser assistido na íntegra nas redes sociais e no canal do Youtube do Legislativo são-gonçalense.

EXTRATO DE INDICAÇÕES

AUTORIA DOS VEREADORES MARCOS ANTÔNIO BICALHO E CÁSSIO TÚLIO RODRIGUES SILVA

Indicação nº 263/2022: Solicita o pagamento em caráter de urgência dos salários dos profissionais são-gonçalenses, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, conforme o piso salarial aprovado pela Lei Federal 14434/2022.

AUTORIA DO VEREADOR MARLON TÚLIO PESSOA COSTA

Indicação nº 271/2022: Criar pista de caminhada em volta do campo na Mãe D’Água.

AUTORIA DO VEREADOR MARCOS ANTÔNIO BICALHO

Indicação nº 272/2022: Que o Executivo juntamente com as secretarias responsáveis crie projetos de esporte/lazer, como Futebol, Karatê, Capoeira, Danças, entre outros, na Comunidade de São José.

Indicação nº 273/2022: Que o Executivo juntamente com as secretarias responsáveis crie projetos de esporte/lazer, como Futebol, Karatê, Capoeira, Danças, entre outros, na Comunidade de Borges.

Indicação nº 274/2022: Que o Executivo juntamente com as secretarias responsáveis crie projetos de esporte/lazer, como Futebol, Karatê, Capoeira, Danças, entre outros, na Comunidade de Cachoeira do Carmo.

Indicação nº 275/2022: Que o Executivo juntamente com as secretarias responsáveis crie projetos de esporte/lazer, como Futebol, Karatê, Capoeira, Danças, entre outros, na Comunidade de Fernandes.

Indicação nº 276/2022: Que todos os ônibus do município sejam adaptados com elevador para o uso de cadeirantes.

Indicação nº 277/2022: Instalação de lixeiras próximo às residências da Comunidade de Fernandes/Baú.

Indicação nº 278/2022: Instalação de suporte para lixeira na Comunidade de Serrinha/Monjolo.

Indicação nº 279/2022: Instalação de suporte para lixeira nas localidades de Retiro, Carrapato, Ponte Coronel, Ribeirão e Água Limpa.

Indicação nº 280/2022: Retorno de entrega das cestas da assistência social nas residências em zonas rurais.

Indicação nº 281/2022: Instalação de suporte para lixeira na rodovia Carlos Motta/Pacas, nos locais em que ainda não possui.

AUTORIA DO VEREADOR DIEGO JOSÉ RIBEIRO

Indicação nº 282/2022: Requer a reativação do CONSEP, “Conselho Municipal de Segurança Pública”.

Indicação nº 292/2022: Requer construção de academia ao ar livre na Comunidade do Cedro.

AUTORIA DO VEREADOR GLADSTON MARCELO DE CASTRO

Indicação nº 283/2022: Ampliação do PSF de Guanabara.

Indicação nº 284/2022: Construção de banheira na Igreja do Rosário.

Indicação nº 285/2022: Calçamento do ponto de ônibus, ligando a rua da igreja, bar do Jairo e casa de Dona Diomar, na localidade de Ponte Coronel.

Indicação nº 286/2022: Casa de passagem para apoio e cuidado aos moradores de rua.

Indicação nº 287/2022: Construção de novo Ginásio Poliesportivo, com quadra para diferentes modalidades, espaço com piscina.

Indicação nº 288/2022: Construção de mais um poço artesiano para atender toda localidade de Ponte Coronel.

Indicação nº 289/2022: Manutenção ou construção de uma nova ponta que dá acesso à casa da Dona Eliana e Ester, na Comunidade de Ponte Coronel.

Indicação nº 290/2022: Instalação de novo ponto de ônibus com maior capacidade na localidade de Ponte Coronel.

Indicação nº 291/2022: Instalação de uma unidade de apoio de saúde PSF III na Comunidade do Café Nacional, município de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.