Vereadores recebem alunos da Apae para roda de conversa na Câmara

Na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu os usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para uma roda de conversa com os vereadores. O encontro faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema “Superando barreiras para garantir a inclusão”, e que acontece de 21 a 28 de agosto.

No plenário da Casa, os alunos e funcionários da APAE pediram aos vereadores que cobrem mais iniciativas que promovam a inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e mais espaços recreativos e acessibilidade nas ruas e no transporte coletivo. Durante o encontro, houve também apresentações musicais pelos alunos.

Segundo o Presidente da Câmara, Diego José Ribeiro (PDT), os vereadores já têm trabalhado com indicações que visam a melhorias acerca da acessibilidade no município, e assegurou que todas as demandas feitas durante o encontro serão levadas ao Executivo Municipal para que os problemas apontados sejam resolvidos da melhor forma possível.

O vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB) frisou também que as solicitações feitas durante a roda de conversa serão transformadas em indicações, especialmente acerca dos ônibus coletivos com elevador, e vans adaptadas para os usuários. Também mencionou que os vereadores irão cobrar para que as empresas localizadas no município ofereçam as mesmas oportunidades às pessoas com deficiência.

O vereador Edirlei Márcio Moreira Lacerda (Juninho de Edirlei-PDT) parabenizou os usuários e funcionários da Apae pela iniciativa e completou que tem buscado por mais melhorias com relação à acessibilidade na mobilidade urbana, como nas calçadas e praças da cidade, e falou da importância de uma parceria entre a Apae e as empresas para a promoção da inclusão no mercado de trabalho.

Ainda sobre o tema, o vereador e vice-presidente da Câmara, Eloísio Raimundo dos Santos (Lulu-PDT), propôs a elaboração de um projeto de lei pelos vereadores, para que as empresas instaladas em São Gonçalo tenham a obrigação de incluir as pessoas com deficiência ao trabalho, reforçando que todos os vereadores lutam para assegurar os seus direitos.

O vereador Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB) destacou que, além da semana comemorativa à pessoa com a deficiência, é preciso que todos lutem por uma inclusão definitiva e que sejam respeitados igualmente, e que todos estão unidos para trazer essa transformação ao mundo.

O vereador Fábio Justino Alves (Sassá-PSB) falou sobre a importância do encontro para discutir juntos as necessidades do dia a dia da comunidade. A respeito da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, o vereador Sassá lembrou do projeto de lei nº 07/2022, que a semana municipal de discussões e ações no município viabilizando oportunidades de primeiro emprego, que visa também a incluir as pessoas com deficiência. O projeto já foi aprovado pelos vereadores.

Os vereadores agradeceram a todos os integrantes da Apae pela visita, parabenizando-lhes também pela iniciativa, e colocaram-se à disposição para recebê-los sempre com as suas solicitações.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.