Vereadores querem implantar serviço gratuito de castração de cães e gatos em São Gonçalo

Na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, os vereadores Diego José Ribeiro (Presidente da Câmara-PDT), Edirlei Márcio Moreira Lacerda Júnior (Juninho de Edirlei-PDT), Gladston Marcelo de Castro (PDT) e Fábio Justino Alves (Sassá-PSB) foram à cidade de Barão de Cocais para conhecerem o projeto de castração de cães e gatos, desenvolvido por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a prefeitura local e a promotoria de justiça da cidade.

Mais precisamente, o objetivo da visita foi estudar a implantação do serviço para a população de São Gonçalo por meio de parcerias entre os poderes Executivo e Legislativo. Na oportunidade, eles foram recebidos pelo vereador e idealizador do projeto Paulo Henrique Ferreira (Paulinho da ONG-REDE), que desenvolve junto à ONG “Solidariedade Natural” um serviço voluntário como protetor dos animais. Os vereadores conheceram também o veterinário Eduardo Roscoe e a especialista em Direito Animal Isabela Franqueira, com quem será mantido um contato para a elaboração do projeto no município são-gonçalense.

Em meio à iniciativa, o projeto “Castra Móvel” é promovido também através de uma parceria entre as cidades de Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo, onde é realizado o revezamento de atendimento entre os dois municípios. O serviço é feito por meio do ato de inscrição, atendendo a pessoas de baixa renda, inscritas no CAD Único, como também animais de rua.

Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal, como a redução do risco de doenças (principalmente tumores em fêmeas), e contribui para o seu comportamento, diminuindo a agressividade.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.