Escola do Legislativo realiza sua 4ª oficina do Parlamento Jovem 2022

Na última quarta-feira, 27 de abril, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu a sua quarta oficina do Parlamento Jovem Minas 2022. Desta vez, os estudantes inscritos no programa tiveram que redigir um texto sobre o documentário “Holocausto Brasileiro”, dando ênfase ao tratamento hospitalar e manicomial, e contextualizando com a evolução das políticas públicas de saúde mental.

O documentário, que conta a história do manicômio de Barbacena, foi exibido aos jovens durante a terceira oficina, realizada em 20 abril. Após a redação do texto, os estudantes apresentaram as suas ideias entre eles.

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. O município de São Gonçalo do Rio Abaixo integra o Polo Regional junto com as cidades de João Monlevade, Itabira e Dionísio.

Em 2022, 20 alunos matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio se inscreveram para participar do Parlamento Jovem, que tem como tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias". Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.