Escola do Legislativo realiza sua 2ª oficina do Parlamento Jovem 2022

Na última quarta-feira, 13 de abril, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu a sua segunda oficina do Parlamento Jovem Minas 2022. Desta vez, os alunos inscritos no programa assistiram à apresentação do estudante João Henrique, que falou sobre o tema da saúde mental do jovem.

João Henrique, que participou do Parlamento Jovem 2019 em São Gonçalo e Itabira, explicou alguns dos transtornos mentais, relacionando-os com determinadas situações vivenciadas no ambiente familiar e escolar, como também com as questões de gênero, raça e sexualidade. Assim, foi criado um debate sobre as principais dificuldades enfrentadas ao procurar ajuda para os problemas psicológicos. No final, os jovens parlamentares deram início à criação de propostas que visam melhorar a atenção dada à saúde mental do jovem no município, que podem ser transformadas futuramente em políticas públicas.

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. O município de São Gonçalo do Rio Abaixo integra o Polo Regional junto com as cidades de João Monlevade, Itabira e Dionísio.

Em 2022, 20 alunos matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio se inscreveram para participar do Parlamento Jovem, que tem como tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias". Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

 

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.