Câmara de São Gonçalo realizou a sua quarta reunião ordinária na última quinta-feira (3)

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou a sua quarta reunião ordinária do ano na última quinta-feira, 3 de março, em que foram aprovados dois projetos de lei e dez indicações. Todos os vereadores estiveram presentes, sendo que seis discursaram na tribuna. O Prefeito Municipal, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), compareceu à sessão e foi convidado a se juntar ao Plenário. Estiveram também presentes o Vice-Prefeito, Leandro Amora de Castro (PSB), a Secretária de Governo, Joceline Keles, a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Torres, e os membros da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aciasgra).

No início da sessão, foi entregue a moção de aplausos, de autoria do Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), à equipe da Defesa Civil Municipal, pelo seu grande empenho, dedicação e bravura ao servir à população durante as chuvas e as inundações que assolaram a cidade em janeiro. Foram homenageados os profissionais Jean Joseph Martins de Lima, Messiana Bicalho Souza, Brenner Júlio Silva, Marcos Antônio Bicalho Souza, Breno Vinícius Bicalho Leite, Marcílio Geraldo Torres, Mirlene Cristina Soares e Elizette da Conceição Honório.

Em seguida, foi também entregue a moção de aplausos, de autoria do Secretário da Mesa Diretora, vereador Marlon Túlio Pessoa Costa (PL), aos mergulhadores José João de Freitas, Rogério Silveira e Vanderlei Pereira da Silva pelo “seu empenho e bravura durante as buscas da nossa querida são-gonçalense Raíssa”.

Leia a matéria completa sobre a entrega das moções de aplausos acessando aqui

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES

Em única discussão e votação, foram aprovadas por unanimidade as dez indicações em bloco dos vereadores. O extrato completo das indicações está publicado no site da Câmara Municipal.

Já em segunda discussão e votação, foi aprovado também por unanimidade o Projeto de Lei nº 01/2022, que “institui a Campanha ‘Dezembro Verde’, não ao abandono de animais, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo e dá outras providências”, de autoria do vereador Flávio Silva de Oliveira (Flavinho Terra Branca-PDT).

Em primeira e segunda e discussão e votação, o Projeto de Lei nº 01/2022, de autoria do Poder Executivo e que “autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial ao orçamento em vigor e dá outras providências”, foi aprovado por seis votos. A matéria consiste em celebrar convênio com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aciasgra), para a construção da sede da entidade, sendo destinados R$ 1.673.038,52 para esse fim.

TRIBUNA DOS VEREADORES

Representando a Equipe da Defesa Civil, o coordenador Jean agradeceu pela moção e ressaltou que este “foi um momento inédito e especial que só foi possível graças ao apoio de todos os envolvidos, citando o Prefeito, Vice-Prefeito, secretários, vereadores, bombeiros, Polícia Militar, funcionários de vários setores, familiares e os voluntários”. Além disso, ele afirma que, diante do cenário da enchente, teve a convicção de que a união de todos e o conjunto de ações preventivas tomadas dias antes das cheias do Rio Santa Bárbara foram primordiais para amenizar a situação. Mais uma vez, agradeceu pela confiança depositada à Defesa Civil, reconhecendo também o desempenho e o bom trabalho de sua equipe, “que estará sempre disposta à população não somente em casos de urgência ou emergência, como também no decorrer do cotidiano”.

Na tribuna, o Prefeito Nozinho disse que a Prefeitura Municipal trabalha com ações de prevenções contra cenários de enchente, e tem prestado toda assistência necessária aos atingidos. Além disso, conta que procurou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para executar estudos que visam a propostas e ações que amenizarão os impactos, evitando também que a situação se repita. O Prefeito Nozinho declarou que a população são-gonçalense tem colaborado muito, destacando-se com exemplos de solidariedade e união para socorrer a todos os necessitados.

Com relação aos homenageados pelas moções de aplausos, o Prefeito Nozinho alega que eles são exemplos de cidadãos são-gonçalenses, ressaltando a destreza da equipe da Defesa Civil durante as inundações e dos mergulhadores que procuraram a Raíssa. Segundo o Prefeito, a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo aprova as suas ações e lhe agradece. Por fim, deseja que “esta noite fique registrada na história do município pela gratidão e espontaneidade de tantas pessoas que se dedicaram a amenizar a dor do próximo”.

Em seguida, o Secretário da Mesa Diretora, vereador Marlon Túlio Pessoa Costa (PL), foi à tribuna expressar o seu imenso respeito e admiração aos mergulhadores José João de Freitas, Rogério Silveira e Vanderlei Pereira da Silva pelo “seu empenho e bravura durante as buscas da nossa querida são-gonçalense Raíssa”. Ainda segundo o vereador, com esta moção, eles são “um grande exemplo de solidariedade, ousadia e coragem”. Além disso, “ao estender a mão para o próximo, colocando muitas vezes as suas próprias vidas em risco, vocês se tornam dignos de admiração por parte de toda a nossa sociedade, sendo símbolos de empatia e de humanidade”, completa. Na sequência, o vereador Marlon parabenizou e agradeceu também à equipe da Defesa Civil Municipal, expressando o seu reconhecimento à sua atuação, “aliadas à proatividade da comunidade do nosso município, como também dos bombeiros, que foi muito importante para fazermos um trabalho de excelência na época da enchente”.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT) emitiu o seu agradecimento e congratulações à equipe da Defesa Civil, como também a todos os funcionários da Prefeitura e aos cidadãos que se mobilizaram para atender à população durante as inundações. Segundo o vereador, todos são “um exemplo de união e solidariedade”. Além disso, parabenizou e agradeceu os mergulhadores pelo seu empenho e bravura durantes as buscas da jovem Raíssa, e destacou que “as suas ações representam a força, a união e a solidariedade da nossa sociedade, e tenham certeza de que as suas estimadas contribuições ao nosso amado município jamais serão esquecidas”.

O vereador Flávio Silva de Oliveira (Flavinho Terra Branca-PDT) ressaltou a segunda votação do projeto de lei, de sua autoria, contra o abandono de animais no município. Além da matéria, alegou que deseja encaminhar ao Executivo outras três indicações voltadas à área da educação, pedindo para que seja alterado o requisito que exige o magistério para a vaga de assistente de educação básica. Solicita também que o município forneça aos alunos do ensino fundamental aulas de reforço escolar e que contrate professores e monitores para executar essa demanda.

Destacou também as homenagens que foram prestadas às pessoas que merecem reconhecimento por estarem dispostas a ajudar o próximo: parabenizou toda a equipe da Defesa Civil, por cumprir o seu papel com êxito durante a enchente que a cidade enfrentou, e a todos os voluntários. Também parabenizou os mergulhadores voluntários José João, Rogério Silveira e Vanderlei Pereira, pela bravura e demonstração de amor ao próximo quando ajudaram a procurar pela Raissa.

O vereador Fábio Justino Alves (Sassá-PSB) começou o seu discurso dizendo que, na última reunião, mencionou a sua visita ao aterro sanitário no dia 16 de fevereiro, que realizada no intuito de conhecer, ouvir os funcionários, buscar e propor meios de melhorias no local e das condições de trabalho. Na atual sessão, o vereador afirma ingressar com a indicação nº 82/2022, que solicita a construção e extensão dos galpões de recicláveis do aterro sanitário. Então, agradeceu equipe da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da secretária Eunice e a todos os funcionários pela recepção em seu posto de trabalho.

O vereador Sassá parabenizou também os mergulhadores José João, Rogério Silveira e Vanderlei Pereira da Silva pela dedicação e empenho nas buscas pela jovem Raissa. Estendeu os seus cumprimentos e agradecimentos aos funcionários da Defesa Civil, demonstrando sabedoria, organização e muito empenho junto aos funcionários públicos e voluntários que atuaram para amenizar os impactos da enchente.

O vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB) parabeniza a Defesa Civil que prestou um relevante serviço durante as chuvas e inundações do mês de janeiro, e também aos mergulhadores são-gonçalenses José João, Rogério Silveira e Vanderlei, que não mediram esforços durante a busca da Raíssa.

Destacou o ofício enviado à Prefeitura, pedindo limpeza na comunidade de Serrinha, uma van para que fossem levados os funcionários do meio horário para irem trabalhar na mesma localidade. Citou que a cidade também está precisando de limpeza com urgência, especialmente nos bairros da Cidade Universitária, Vale do Ouro, nos canteiros centrais e no Parque de Exposições. O vereador Kito relatou que esteve no Bairro Recreio, onde presenciou o PSF abandonado, e enviou então um ofício para que tomem as devidas providências.

O vereador e líder de governo Gladston Marcelo de Castro (PDT) começou o seu discurso dizendo que esta noite de reunião será memorável devido à moção para a Defesa Civil, pelo excelente trabalho que foi executado nos dias de enchentes, e pelo trabalho que realiza diariamente. Parabenizou também os mergulhadores pelo trabalho, dedicação e apoio aos bombeiros na busca pela a Raissa. Com isso, destacou a grande importância do voluntariado em ajudar o próximo, independente da situação, e estende o seu agradecimento a todos os funcionários da Prefeitura e voluntários que estavam empenhados em ajudar e acolher, fazendo o melhor para o povo.

O vereador Gladston falou também da importância do aumento dos salários dos servidores públicos e do cartão alimentação, pois, segundo ele, trará mais renda para o comércio local, demonstrando assim a dedicação e comprometimento para com os servidores e os comerciantes, dando mais recursos e estabilidades para a população.

O vereador e líder de oposição Cássio Túlio Rodrigues Silva parabenizou a equipe da Defesa Civil pelo trabalho eficiente durante a enchente e pelos serviços efetuados em que se destacam diariamente. Parabenizou também os três mergulhadores que arriscaram as suas vidas em busca da Raissa, e deseja que o voluntariado no município aumente, “para que sejamos mais humanos e que fiquemos presentes com quem realmente precisa de nossas ajudas”.

Em seguida, falou acerca do projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que solicita abertura de crédito ao orçamento em vigor para celebrar com o valor de R$ 1.673.038,52, deslocados dos cofres públicos, para construção de uma sede de uma associação comercial, pois, segundo o vereador, trata-se de uma associação sem fins lucrativos, e que demandará custos para se manter funcionando.

A quarta reunião ordinária foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues e da Câmara Municipal. O vídeo da gravação pode ser assistido na íntegra nas redes sociais e no canal do Youtube do Legislativo são-gonçalense.

EXTRATO DAS INDICAÇÕES

AUTORIA DO VEREADOR FÁBIO JUSTINO ALVES

Indicação nº 82/2022: Construção/extensão dos galpões de recicláveis do aterro sanitário.

AUTORIA DO VEREADOR FLÁVIO SILVA DE OLIVEIRA

Indicação n° 83/2022: Reforço escolar gratuito para alunos do ensino fundamental.

Indicação n° 84/2022: Contratação de professores/monitores para dar aulas de reforço para os alunos do ensino fundamental.

Indicação n° 91/2022: Alterar requisito que exige o magistério para ocupar vaga de assistente de educação básica.

AUTORIA DO VEREADOR MARCOS ANTÔNIO BICALHO

Indicação n° 85/2022: Solicito construção de muro de contenção próximo à residência de Cirlene Ferreira Gonçalvez, Rua Leblon, nº 230, Bairro Matias.

Indicação n° 86/2022: Solicito o serviço de tapa buracos em todas as ruas da comunidade de Gralhos.

Indicação n° 87/2022: Solicito limpeza em todas as ruas da comunidade de Gralhos.

Indicação n° 88/2022: Solicito reconstrução de calçamento em todas as ruas da comunidade de Gralhos.

Indicação n° 89/2022: Construção de uma nova ponte de alvenaria na comunidade de Carrapato, próximo à fazenda e fábrica de cachaça Carrapato.

Indicação n° 90/2022: Instalação de guarda mão/corpo na ponte próximo à fazenda e fábrica de cachaça Carrapato.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.