Equipe da Defesa Civil e mergulhadores recebem moção de aplausos da Câmara de São Gonçalo

Durante a quarta reunião ordinária da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, a equipe da Defesa Civil Municipal foi homenageada com a moção de aplausos de autoria do Presidente da Casa, vereador Diego José Ribeiro (PDT), pelo seu grande empenho, dedicação e bravura ao servir à população durante as chuvas e as inundações que assolaram a cidade em janeiro. Foram também homenageados os três mergulhadores que fizeram as buscas da são-gonçalense Raíssa, recebendo a moção de aplausos do Secretário da Mesa Diretora, vereador Marlon Túlio Pessoa Costa (PL).

Realizada no dia 3 de março, a sessão contou com a presença de todos os vereadores, do Prefeito Municipal, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), do Vice-Prefeito, Leandro Amora de Castro (Léo-PSB), da Secretária de Governo, Joceline Keles, da Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Torres, e dos membros da Aciasgra, que também vieram prestigiar os homenageados.

A equipe da Defesa Civil enaltecida é composta por Jean Joseph Martins de Lima, Messiana Bicalho Souza, Brenner Júlio Silva, Marcos Antônio Bicalho Souza, Breno Vinícius Bicalho Leite, Marcílio Geraldo Torres, Mirlene Cristina Soares e Elizette da Conceição Honório. Representando a organização, o coordenador Jean agradeceu pela moção e ressaltou que este “foi um momento inédito e especial que só foi possível graças ao apoio de todos os envolvidos, citando o Prefeito, Vice-Prefeito, secretários, vereadores, bombeiros, Polícia Militar, funcionários de vários setores, familiares e os voluntários”. Além disso, ele afirma que, diante do cenário da enchente, teve a convicção de que a união de todos e o conjunto de ações preventivas tomadas dias antes das cheias do Rio Santa Bárbara foram primordiais para amenizar a situação. Mais uma vez, agradeceu pela confiança depositada à Defesa Civil, reconhecendo também o desempenho e o bom trabalho de sua equipe, “que estará sempre disposta à população não somente em casos de urgência ou emergência, como também no decorrer do cotidiano”.

Na tribuna, o Prefeito Nozinho disse que a Prefeitura Municipal trabalha com ações de prevenções contra cenários de enchente, e tem prestado toda assistência necessária aos atingidos. Além disso, conta que procurou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para executar estudos que visam a propostas e ações que amenizarão os impactos, evitando também que a situação se repita. O Prefeito Nozinho declarou que a população são-gonçalense tem colaborado muito, destacando-se com exemplos de solidariedade e união para socorrer a todos os necessitados.

Com relação aos homenageados pelas moções de aplausos, o Prefeito Nozinho alega que eles são exemplos de cidadãos são-gonçalenses, ressaltando a destreza da equipe da Defesa Civil durante as inundações e dos mergulhadores que procuraram a Raíssa. Segundo o Prefeito, a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo aprova as suas ações e lhe agradece. Por fim, deseja que “esta noite fique registrada na história do município pela gratidão e espontaneidade de tantas pessoas que se dedicaram a amenizar a dor do próximo”.

Em seguida, o Secretário da Mesa Diretora, vereador Marlon Túlio Pessoa Costa (PL), foi à tribuna expressar o seu imenso respeito e admiração aos mergulhadores José João de Freitas, Rogério Silveira e Vanderlei Pereira da Silva pelo “seu empenho e bravura durante as buscas da nossa querida são-gonçalense Raíssa”. Ainda segundo o vereador, com esta moção, eles são “um grande exemplo de solidariedade, ousadia e coragem”. Além disso, “ao estender a mão para o próximo, colocando muitas vezes as suas próprias vidas em risco, vocês se tornam dignos de admiração por parte de toda a nossa sociedade, sendo símbolos de empatia e de humanidade”, completa. Na sequência, o vereador Marlon parabenizou e agradeceu também à equipe da Defesa Civil Municipal, expressando o seu reconhecimento à sua atuação, “aliadas à proatividade da comunidade do nosso município, como também dos bombeiros, que foi muito importante para fazermos um trabalho de excelência na época da enchente”.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT) emitiu o seu agradecimento e congratulações à equipe da Defesa Civil, como também a todos os funcionários da Prefeitura e aos cidadãos que se mobilizaram para atender à população durante as inundações. Segundo o vereador, todos são “um exemplo de união e solidariedade”. Além disso, parabenizou e agradeceu os mergulhadores pelo seu empenho e bravura durantes as buscas da jovem Raíssa, e destacou que “as suas ações representam a força, a união e a solidariedade da nossa sociedade, e tenham certeza de que as suas estimadas contribuições ao nosso amado município jamais serão esquecidas”.

Os demais vereadores presentes, que também discursaram na tribuna, parabenizaram e agradeceram a todos que se mobilizaram durante as inundações e as buscas pela Raíssa, ressaltando a importância do trabalho voluntário no município.

A quarta reunião ordinária foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues e da Câmara Municipal. O vídeo da gravação pode ser assistido na íntegra nas redes sociais e no canal do Youtube do Legislativo são-gonçalense.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.