Câmara repassa mais de R$ 700 mil para auxílio aos atingidos pela enchente

 

Por meio do ofício nº 06/2022, o Presidente da Câmara da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, vereador Diego José Ribeiro (PDT), junto com os vereadores Eloísio Raimundo dos Santos (Lulu-PDT), Fábio Justino Alves (Sassá-PSB), Gladston Marcelo de Castro (PDT) e Marlon Túlio Pessoa Costa (PL), solicitou ao Executivo Municipal que o recurso devolvido pelo Legislativo no valor de R$730.230,41 fosse revertido ao auxílio destinado às pessoas que sofreram perdas com a inundação do Rio Santa Bárbara, ocorrida no início de janeiro.

"Sensíveis à situação vivida pela população da nossa cidade, em especial por aqueles que tiveram a sua residência ou comércio atingidos pelo Rio Santa Bárbara, entendemos que medidas devem ser adotadas para tentar minimizar o sofrimento e as necessidades dos munícipes afetados. Por isso, indicamos que o valor devolvido ao Poder Executivo seja utilizado como parte do pagamento do auxílio às famílias atingidas pela enchente", diz o ofício enviado pelos vereadores.

Logo após a enchente, os vereadores entraram em contato com o Executivo para discutir e elaborar ações destinadas a reduzir os impactos das cheias. Os vereadores Diego, Lulu, Sassá, Gladston e Marlon integram a comissão formada e liderada pelo Prefeito de São Gonçalo, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), que conta também com o vice-prefeito, Leandro Amora (PSB), a secretária de Governo, Joceline Keles, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Torres, e o Presidente da Aciasgra, Danilo Macedo.

Nos próximos dias, a Câmara Municipal receberá o projeto de lei, elaborado pelo Poder Executivo, sobre o auxílio às vítimas da enchente. De acordo com a Prefeitura, visitas serão feitas nas casas e nos estabelecimentos atingidos para verificar “in loco” as condições dos moradores e dos comerciantes prejudicados, fazendo justiça a quem precisa sem permitir abusos e intenções oportunistas.

No próximo dia 9 de fevereiro, os vereadores e demais membros da comissão se reunirão com o Dr. Bráulio Magalhães Fonseca, professor do Instituto de Geociências da UFMG e Conselheiro do IGTECH  (Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias), para uma explanação sobre os estudos hidrológicos no Rio Santa Bárbara e tributários de macro e micro drenagem, a fim de subsidiar ações de contenção de enchentes.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.