Jovens do Aprendiz Legal recebem certificado de participação no programa de trabalho de aprendizagem

Nesta quarta-feira (29), o Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, vereador Diego José Ribeiro (PDT), entregou o certificado de participação aos jovens do programa Aprendiz Legal, da Casa do Legislativo, em 2021.

Durante a entrega, o vereador Diego os parabenizou pelo seu empenho no trabalho de aprendizagem. "Parabenizo a todos pela sua dedicação em seus trabalhos e aprendizados, e também os agradeço pela sua inestimável contribuição ao funcionamento da Câmara neste ano. Desejo-lhes um Feliz 2022, que Deus lhes abençoe, e que tenham muitas conquistas em suas trajetórias profissionais". 

Ao longo do ano, quatro jovens estudantes, que foram selecionados por meio de uma prova objetiva, tiveram uma jornada de trabalho de aprendizagem remunerado de 20 horas semanais, alocados nos setores administrativos da Câmara. Segundo o vereador Diego, trata-se de uma iniciativa fundamental para a valorização dos jovens são-gonçalenses. “Sabemos que o mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente, e já ter alguma experiência para ingressá-lo é tido como essencial. Por isso, a Casa do Legislativo segue com o programa do Aprendiz Legal, que além de qualificar profissionalmente os nossos jovens, combate a evasão escolar e o trabalho infantil”.

Para Isadora Oliveira, a sua participação no programa lhe proporcionou uma boa experiência para ingressar no mercado de trabalho no ano seguinte, saindo diretamente do Ensino Médio, com os 18 anos completos. “Por meio do Aprendiz Legal, eu pude adquirir uma bagagem de experiência tanto dos serviços, quanto da convivência no ambiente de trabalho. Além disso, tive a oportunidade de conhecer como funciona o Legislativo Municipal. Acredito que o Aprendiz Legal da Câmara de São Gonçalo possa ser uma forma de despertar também o interesse do jovem pela política”, declarou.      

Em janeiro de 2022, os novos jovens aprendizes darão início aos trabelhos de aprendizagem na Câmara Municipal. Assim como nos anos anteriores, o processo seletivo consistiu em uma prova escrita de 3 horas de duração, realizada no dia 7 de novembro, com questões sobre a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno, o livro “150 termos para Entender Política”, e acerca do funcionamento dos três poderes existentes no Brasil e dos fatos e notícias sobre a política nacional.

O programa Aprendiz Legal é destinado a jovens de até 24 anos, que estarão cursando o 3º ano do Ensino Médio ou do EJA no ano da assinatura do contrato, em escola pública no município, com pagamento mensal de R$ 589,12. Outros benefícios são vale transporte, 13º salário e FGTS.  

 

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.