Plano Diretor: Leia o Diagnóstico Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo disponibiliza para download os três volumes do Diagnóstico Municipal, que se trata de um documento que apresenta uma análise do município que se propõe a analisar as condições atuais e como essas mudanças se processaram, a fim de tornar o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, adequado à realidade atual.

O diagnóstico é dividido em três tomos, os quais são: Tomo I – apresenta as características gerais do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, em especial, os aspectos socioeconômicos e uma análise morfológico funcional do aglomerado urbano; Tomo II – apresenta características ambientais e urbanísticas da sede do município de São Gonçalo do Rio Abaixo; Tomo III – apresenta características ambientais e urbanísticas das localidades e povoados de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Durante a 2ª Audiência Pública do Plano Diretor, em 1º de dezembro, os professores Dr. Bráulio Magalhães Fonseca e Dr. Alfio Conti expuseram uma síntese dos resultados obtidos em sua pesquisa no município, incluindo, por exemplo,  a contextualização geográfica do cidade; as estratégias de planejamento; as mudanças no uso e ocupação do solo entre os anos de 2000 e 2020; os processos em curso; as potencialidades da cidade; os problemas identificados durante as pesquisas, e as características de cada povoado do município. 

O Diagnóstico Municipal foi produzido pela equipe técnica responsável pela revisão do Plano Diretor, sendo composta por: Prof. Dr. Bráulio Magalhães Fonseca (Coordenador Geral do Projeto. Síntese Territorial); Prof. Dr. Alfio Conti (Caracterização Geral do Município; Análise da dinâmica do uso da terra e cobertura vegetal; Síntese Territorial; Revisão do Instrumento Legal do Plano Diretor); Prof. Dr. Leandro Cardoso (Análise de Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Capilaridade; Síntese Territorial; Revisão do Instrumento Legal do Plano Diretor); Prof. Dr. Ítalo Sousa de Sena (Caracterização Geral do Município; Análise Espacial; Síntese Territorial); Prof. Dra. Grazielle A. Carvalho (Colaboradora externa, aplicação de metodologia e oficina participativa); MSc. Arq. Gustavo Martinez (Caracterização Geral do Município; Análise da dinâmica do uso da terra e cobertura vegetal; Síntese Territorial; Revisão do Instrumento Legal do Plano Diretor); MSc. Geog. Brenner Maia Rodrigues (Análises Socioeconômicas); Arq. Ane Húngaro (Análises urbanísticas e territoriais) e Eng. Pedro Henrique Figueiredo (Caracterização Geral do Município; Análise da dinâmica do uso da terra e cobertura vegetal; Síntese Territorial; Revisão do Instrumento Legal do Plano Diretor). 

Os três volumes do Diagnóstico Municipal podem ser baixados e lido a seguir. 

 

PLANO DIRETOR 2021 

VOLUMES DO DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

VOLUME 1

VOLUME 2

VOLUME 3 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.