Câmara recebe alunos do 5º ano da rede de ensino municipal

Na última sexta-feira (3), os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo (localizada no Bairro Recreio), visitaram a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo. Acompanhados pelos professores Lurdinha Moreira e Dely de Assis Santos, os estudantes foram recepcionados pelo Presidente da Casa, vereador Diego José Ribeiro (PDT), que explicou o papel dos vereadores e os serviços prestados pela Câmara à população.

No plenário, as crianças fizeram perguntas ao presidente, tirando as suas dúvidas sobre, por exemplo, qual a idade necessária para votar e se candidatar a vereador e prefeito; como funcionam as votações dos projetos de lei na Câmara; o que é preciso fazer para concorrer a vereador e entre outras questões a respeito do funcionamento dos poderes legislativo e executivo municipais.

Aproveitando a ocasião, o vereador Diego (PDT) falou sobre o projeto “Câmara Mirim”, que tem como finalidade a formação política e cidadã das crianças, despertando o interesse e a conscientização dos trabalhos em prol do bem comum. Segundo o Presidente da Câmara, é importante que os jovens comecem desde cedo a compreender o papel da política em suas vidas cotidianas. “As crianças são o nosso futuro e, por isso, é preciso ajudá-las a desenvolver uma consciência cidadã e participativa, para que aprendam a identificar problemas e apontar soluções para o bem da nossa cidade. E, assim, se tornarão adultos responsáveis que colaborarão para o fortalecimento de nossa democracia”, declarou.

Após o bate-papo com o vereador, os alunos conheceram as instalações da Sede do Legislativo são-gonçalense, visitando os seus setores.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo na Câmara de São Gonçalo, com os professores Lurdinha Moreira e Dely de Assis Santos, recepcionados pelo Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), e a Secretária Geral, Maria Antônia Leite  

Na Câmara de São Gonçalo, o “Câmara Mirim” é promovido pela sua Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, destinado a estudantes do ensino fundamental das redes de ensino do município. Além de contribuir para a fomentação de discussões políticas entre os jovens, os alunos têm também a oportunidade de enriquecer a sua comunicação escrita e verbal. Durante o projeto, são eleitos os “vereadores mirins” e seus suplentes, que conhecerão os trabalhos do Legislativo e apresentarão indicações e projetos para a melhoria da cidade.

Devido à pandemia, o “Câmara Mirim” não pôde ser realizado no ano de 2021. Diante do avanço da vacinação e da redução do número de casos de contaminação, o Presidente da Câmara espera que o projeto volte a ser executado em 2022.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.