Novembro Azul: O que você precisa saber sobre a prevenção contra o Câncer de Próstata

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado “Movember”, tendo como motivação as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece em 17 de novembro.

Como dito, além do câncer de próstata, a campanha visa alertar sobre outras doenças, como o câncer de testículo e de pênis, e a depressão masculina.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque retal. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o país, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens, sendo que apenas as doenças no aparelho circulatório e as neoplasias (tumores) são responsáveis por mais de 40% dos óbitos. De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, o imaginário da “virilidade”, o medo de descobrir doenças graves e a vergonha de expor o corpo são os principais motivos que afastam os homens dos consultórios médicos, dificultando a adoção de práticas de autocuidado.

Além disso, o tabu com o corpo é uma das explicações pelas quais os homens são muito mais resistentes aos cuidados com a saúde sexual. Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mais de 50% dos brasileiros jamais consultaram um especialista na área, enquanto apenas 1% dos jovens até 18 anos já foi ao urologista. Isso é explicado também pelo fato que os meninos não são educados a cuidarem da saúde, ao contrário do que acontece com as mulheres já na juventude.

Logo, a falta de informação, o constrangimento, o medo e o preconceito interferem na realização do exame preventivo do toque retal, que é crucial para a detecção precoce do câncer de próstata. Mesmo sabendo de sua importância no diagnóstico e na prevenção da doença, os indivíduos mostram uma grande resistência em realizá-lo.

Outro ponto em relação à saúde do homem envolve o câncer de pênis que, em alguns casos, causa a amputação do membro masculino. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV e por HPV.

O Ministério da Saúde também reforça os cuidados para o câncer de boca. Na população masculina, esse câncer é o quinto tipo mais incidente. O tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão estão entre os fatores de risco para a doença que normalmente acomete homens com mais de 40 anos de idade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para o triênio 2020 a 2022 é de 11.180 novos casos ao ano.

Sendo assim, a campanha do Novembro Azul é importante para eliminar os preconceitos e tabus que impedem os homens a se cuidarem, levando informações acerca da necessidade dos exames regulares e de manter hábitos saudáveis. O movimento busca também conscientizar toda a sociedade para que os jovens sejam educados a frequentarem o médico anualmente e tomarem outros cuidados desde cedo.

O Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina brasileira, representando 29% dos diagnósticos da doença no país, enquanto corresponde a 13,5% de todos os cânceres no mundo. Dados do INCA apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Em 2017, somente no Brasil, ocorreram 15.391 óbitos por esse tipo de câncer.

Trata-se de um tumor que afeta a glândula que envolve a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis) e fica localizada abaixo da bexiga. O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos que aumentam o risco da doença são: histórico familiar, fatores genéticos hereditários, sedentarismo, consumo de bebidas alcóolicas, tabagismo e excesso de gordura corporal (obesidade).

Sintomas

O câncer de próstata em estágio inicial não costuma apresentar sintomas. Já em fase mais avançada, o paciente pode apresentar os seguintes sinais:

  • Dificuldade de urinar;
  • Necessidade de urinar diversas vezes durante dia e à noite;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Fluxo de urina fraco ou interrompido;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Dificuldade em ter ereção;
  • Dor na região lombar, pelve, quadril ou coxas.

Prevenção e Diagnóstico

Como mencionado, o câncer de próstata começa a apresentar os sintomas quando já está em uma fase avançada. Por essa razão, é de suma importância que os homens adquirem o hábito de consultar o médico anualmente e realizar os exames de rotina. Aliás, a detecção precoce do câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata, e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais:

Exame de toque retal: o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Esses exames devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos por todos os homens, e a partir dos 45 anos para aqueles que têm histórico de câncer da próstata na família.

Para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata, é necessário fazer uma biópsia, em que são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Além do exame do toque retal e do PSA, outras medidas de prevenção ao câncer de próstata são:

  • Manter o peso corporal adequado;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
  • Não fumar;
  • Fazer a higienização íntima e observação do órgão genital (a fim de identificar qualquer alteração suspeita);
  • Usar preservativo.

Tratamento

O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com a cirurgia oncológica, a radioterapia e até mesmo com a observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme o estágio da doença e as condições clínicas do paciente.

Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Gonçalo do Rio Abaixo, para realizar os exames preventivos de câncer de próstata, é preciso procurar o PSF de sua localidade para agendá-lo.

O Novembro Azul na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo

Tendo em vista o seu compromisso de informar a população sobre os assuntos de grande interesse público, como os relacionados à saúde, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo adere à campanha do Novembro Azul, conscientizando o público externo e interno a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença.

A Escola do Legislativo Isabel Rodrigues realizará uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, e sobre os demais cuidados relacionados à saúde do homem, como parte da campanha interna do Novembro Azul da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo. O vídeo da gravação da apresentação estará disponível no canal do Youtube do Poder Legislativo são-gonçalense.

Ao longo do mês, a Câmara fará ainda postagens em suas contas oficiais do Facebook e Instagram com informações sobre o câncer de próstata.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.