Câmara abre as inscrições para o Aprendiz Legal

Os jovens de até 24 anos, que estarão matriculados no 3º ano do Ensino Médio e do EJA em 2022, no município, poderão se inscrever até 15 de outubro

 

A partir desta segunda-feira (13), estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Aprendiz Legal: projeto que dá oportunidade aos jovens de terem a sua primeira experiência no mercado de trabalho. As inscrições vão até o dia 15 de outubro, e podem ser feitas na Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, na Sede do Legislativo são-gonçalense, ou pelo site www.camarasaogoncalo.mg.gov.br/aprendizlegal2022.

Para se inscrever, o jovem deve cumprir os seguintes requisitos: ter até 24 anos e cursar o Ensino Médio em escola pública no município de São Gonçalo do Rio Abaixo; possuir RG e CPF; comprovar ser domiciliado na cidade e não possuir vínculo empregatício ou de prestação de serviço. Além disso, os alunos aprovados no processo seletivo deverão comprovar que estão aptos a cursar o 3º ano do Ensino Médio em escola pública do município de São Gonçalo do Rio Abaixo no ano de 2022, através de comprovante de matrícula. Estudantes matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem também se inscrever.

O projeto oferece até quatro vagas com pagamento mensal de R$ 589,12. Outros benefícios são vale transporte, 13º salário e FGTS. O contrato tem a duração de 12 meses e com uma jornada de trabalho de aprendizagem de 20 horas semanais. O Jovem Aprendiz realizará as atividades laborais dentro da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, de segunda a sexta-feira, alocados nos setores administrativos.

O processo seletivo consiste em uma prova escrita de três horas de duração, que será realizada no dia 7 de novembro, com questões sobre a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno, o livro “150 termos para Entender Política”, e acerca do funcionamento dos três poderes existentes no Brasil. Serão cobrados ainda fatos e notícias nacionais sobre política brasileira que foram veiculados nos últimos 6 meses nos meios de comunicação. No dia da prova, será obrigatória a apresentação do documento de identidade com foto (RG).

O edital está disponível no site da Câmara e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3833-5202.

 

PUBLICAÇÕES:

 Edital nº 01/2021

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 -  Regimento Interno da Câmara Municipal

2-  Lei Orgânica do Município

3 -  Livro: 150 Termos para entender política

- Noções sobre as funções dos três poderes políticos presentes no Brasil.

Referências Bibliográficas:

5 - Fatos e notícias nacionais sobre política brasileira veiculados nos últimos 6 (seis) meses nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV e Internet .

INFORMAÇÕES GERAIS:

Período de inscrições

13 de setembro a 15 de outubro de 2021

Local das inscrições

Escola do Legislativo da Câmara Municipal ou pelo site:

http://www.camarasaogoncalo.mg.gov.br/aprendizlegal2022 

Quem pode participar

Jovens com idade até 24 anos e que no ano de 2022 estejam matriculados no terceiro ano do ensino médio

Número de vagas

4 vagas

Prova

Local da prova

Horário da prova

07 de novembro de 2021 (domingo)

Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira

13h00 às 16h00

Carga horária de trabalho

20 horas semanais (4 horas diárias)

Remuneração

R$ 589,12

 

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.